Python Brasil 7 – Resuminho do primeiro dia.

30 Sep

Boaaaaaaaaa noite senhores (e senhoras). Eu sou o Felipe chronos, também conhecido com chronossc (já existiam alguns ‘chronos’ por ai :]), hoje sou desenvolvedor Django e como todo bom dev entusiasta do mundo Open Source (e basta falar isso, não quero falar da minha vida toda :]).

Esse ano coincidiu de eu ter um chefe legal e a Python Brasil ser em São Paulo, o que me corta qualquer custo de viagem ( e na qualidade de chefe de família e papai faz diferença), possibilitando eu ir lá e curtir os 3 (4?) dias de Python Brasil 2011.

Acredito que a primeira coisa que devo dizer dessa Python Brasil é que nela aconteceu uma linda homenagem ao grande Dorneles Tremeá, ser exemplar (que infelizmente não tive a oportunidade de conhecer), admirado e respeitado por todos que o conheceram, e que tanto se dedicou para a divulgação do Python no Brasil nos últimos anos. Se percebia a saudade do bom amigo e houveram homenagens com nomes de sala e uma apresentação especial no meio do dia (~14hrs).

Quanto as palestras, devo destacar hoje as várias palestras que tivemos onde o assunto foi a comunidade. Steve Holden fez um keynote magnifico sobre como construir uma comunidade global, atacando fronteiras como a diversidade de linguagens (português a indiano, árabe a inglês), cultura, a pequena participação das mulheres (que são sempre muito criativas) e a necessidade de explicitamente incentivarmos a participação de novos usuários.
Henrique Bastos na talk Community Overflow falou da necessidade de pegar e fazer acontecer, de como no Rio de Janeiro, fazendo acontecer a comunidade e as ações em torno dela (dojos, eventos) se expandiram. Foi uma palestra muito bacana em um tom de “Então meu, o recado é esse!”. Ainda tivemos o Marcel Caraciolo demonstrando o case de sucesso da comunidade Python em Pernambuco e em todo o Nordeste (software livre é muito forte por lá também!).

Ainda tivemos várias palestras técnicas abordando principalmente, Zope/Plone, Django e Web2Py, mas o melhor nesse ponto foram as sempre produtivas palestras relâmpago, onde conheci libs como a Joblib e a OO, Sheet!, sem falar na demo do Luciano Ramalho usada para atrair novos usuários para o Python, vou ver se eu consigo ela gravada em vídeo :).

Infelizmente eu não fiquei para assembléia, pois não pude, mas amanhã posto mais :]

See ya

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

No comments yet

Leave a Reply